Condominio Residêncial Village Parati - Campo Grande - MS
Bem Vindo ao fórum de discussão do maior condomínio de Campo Grande !!! Cadastre-se para ter acesso a todo o conteúdo !

Participe do fórum, é rápido e fácil

Condominio Residêncial Village Parati - Campo Grande - MS
Bem Vindo ao fórum de discussão do maior condomínio de Campo Grande !!! Cadastre-se para ter acesso a todo o conteúdo !
Condominio Residêncial Village Parati - Campo Grande - MS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aulas de Treinamento Funcional

Ir para baixo

Aulas de Treinamento Funcional Empty Aulas de Treinamento Funcional

Mensagem por Admin Ter 23 Jun 2015, 04:17

Treinamento funcional

# Local: Quadras de tênis ou salão do Departamento de Esportes nos dias de chuva

– Aulas aos SÁBADOS e DOMINGOS (a partir de 15 anos): Mais informações em breve




O que é Treinamento Funcional

O termo Funcional, segundo o Dicionário Houaiss é: “Algo que foi concebido e executado para ter maior eficácia nas funções que lhe são próprias; que possui eficácia, prático, utilitário”.

“Treinamento Funcional visa melhorar a capacidade funcional, ou seja, a habilidade de realizar as atividades normais da vida diária com eficiência, autonomia e independência”.

(CAMPOS; NETO, 2004).

Geralmente, toda novidade desperta curiosidade entre alunos e professores, nenhuma atividade física é completa por si só, portanto, sempre requer a sua associação com outras atividades que a completem (ACSM, 2007). O treinamento funcional vem para somar às demais modalidades presentes nas academias e, assim, preencher uma lacuna e possibilitar um desenvolvimento corporal mais homogêneo, ou seja, mais completo.

O treinamento funcional é caracterizado pela semelhança do trabalho às situações cotidianas e baseia-se no princípio da especificidade (direcionado a alguma modalidade). As situações do cotidiano, por muitas vezes, requerem o emprego de movimentos e gestos motores que exigem o trabalho de diversos grupos musculares ao mesmo tempo. Sendo assim, a proposta dos exercícios funcionais é justamente promover ações musculares em conjunto e simultâneas, proporcionando um trabalho corporal mais globalizado e completo.

Por isso, o treinamento funcional deve ser classificado em três grandes bases:


1-  Transferência de exercícios convencionais para funcionais, ou seja, fazer uma troca gradativa de exercícios em máquinas, para exercícios com o próprio corpo.

2- Treinamento do Core, ou seja, concentrar o trabalho do centro do corpo para as extremidades, facilitando o aprendizado e a melhoria da consciência corporal.

3- Propriocepção ou bases instáveis, ou seja, realizar trabalhos seguros em superfícies instáveis para melhorar a reação do nosso corpo com relação a uma adversidade.



A maioria dos estudos científicos associa o emprego da instabilidade com boas adaptações coordenativas, melhoria da propriocepção e a manutenção do equilíbrio em indivíduos normais, idosos e atletas. (Thompson, Cobb e Blackwell, 2007; Rutherford e Jones, 1986).

Os exercícios funcionais devem ser aplicados gradativamente dentro de uma série de musculação, como citado acima, e o primeiro ponto forte a ser trabalhado é o centro do corpo, fazendo você ter um melhor resultado dentro do seu trabalho planejado.

Em resumo o treinamento funcional consiste na reprodução de ações realizadas nos esportes ou no cotidiano e hoje muitos professores tem se especializado no assunto e nossos alunos tem, como principal resultado, um grande gasto energético e uma melhora do condicionamento físico geral trazendo maiores benefícios para tudo que realiza no dia a dia.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 29
Data de inscrição : 12/04/2014
Localização : Campo Grande

https://villageparati.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos